Dicas Úteis
Noções básicas de como cuidar de uma orquídea
A OrquídeaAs orquídeas geralmente cultivadas são plantas epífitas, isto é, plantas que não crescem no solo e sim nos galhos das árvores sem, no entanto, serem parasitas. Este fato determina a forma como devem ser cultivadas em nossas casas.
As orquídeas mais comuns crescem de duas formas: tipo Cattleya crescem na horizontal e tipo Vanda crescem na vertical. Estas duas formas de crescer também determinam como devemos plantá-las nos vasos.
Cultivo
São três os fatores importantes no cultivo da orquídea: iluminação, ventilação e umidade.
Luz:
Algumas orquídeas suportam mais luz do que outras, porém, de uma forma geral o indicado é que a incidência de luz solar sobre a planta seja de 50%.
Ventilação:
Coloque suas plantas de preferência em local arejado e com circulação de vento. No inverno evite o chamado "vento sul".
Umidade:
Dentro do possível, e, sem exageros, quanto mais umidade no ar você conseguir melhor.
Adubação:
Preferencialmente deve ser feita mensalmente por via foliar (pulverização), com adubo químico encontrado no comércio, que tenha um balanço por volta de 10%(N), 10%(P) e 10%(K), seguindo a dosagem recomendada pelo fabricante.
A adubação orgânica poderá ser uma alternativa, porém, sem excessos, usando farinha de osso com torta de mamona, na proporção de 1 para 1, deve-se evitar o acumulo na raiz para não ocorrer problemas com a planta.
Rega:
De um modo geral, a orquídea deverá ser regada somente quando seu substrato estiver completamente seco. « Voltar
Dicas Úteis
-
Contratar um profissional para planejar o seu jardim
Um projeto bem sucedido requer sempre uma boa equipe de trabalho, nomeadamente profissionais técnicos de jardinagem.
Muitas vezes o cliente pensa que com as idéias que tem consegue colocá-las em prática e fazer o seu próprio jardim, sem precisar contratar o profissional. Existe todo um conjunto de conhecimentos adquiridos, soluções para problemas que se apresentam antes e durante a execução de um…